domingo, 16 de março de 2014

(Necessidades de) FUNDO DE MANEIO


Em especial, para as empresas, as questões de tesouraria são sempre um assunto bastante importante, delicado e particularmente difícil, na medida em que traduzem o funcionamento global da empresa.

A premente preocupação nas empresas é assegurar, a cada instante, o dinheiro necessário para liquidar os seus compromissos. No entanto, também não se pretende que aqui se verifiquem exageros, de maneira a não colocar em causa a rendibilidade da empresa.

Por isso, torna-se importante perceber a diferença entre duas rubricas que por vezes parecem ser confundidas...


FUNDO DE MANEIO (FM) vs NECESSIDADES DE FUNDO DE MANEIO (NFM)

O FM corresponde à diferença entre o Ativo Corrente e o Passivo Corrente. E representa, quando este é positivo, o montante de recursos de curto prazo que sobra após a liquidação dos correspondentes compromissos financeiros de curto prazo. Ou seja, na prática, representa os valores aplicados no ciclo de exploração da empresa. O FM pode ser medido através dos rácios da liquidez geral e da liquidez reduzida que são indicadores que medem a capacidade da empresa liquidar as suas dívidas no curto prazo.

Já as NFM, de uma forma genérica, correspondem à soma das rubricas de Clientes e Existências deduzindo a rubrica de Fornecedores. O montante das NFM, se positivo, representa o dinheiro necessário para financiar o ciclo de exploração da empresa.


Para que a tesouraria de uma empresa esteja equilibrada é necessário que o FM cubra, sem exageros, as NFM. 

Então, conclui-se que a Tesouraria corresponde à diferença entre o FM e as NFM.


Este artigo foi escrito respeitando o Novo Acordo Ortográfico.


Sem comentários:

Enviar um comentário